Empresas da Amazônia participam do Startup Day em Belém.
Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil Publicado em 24/03/2025
Empresas em fase de desenvolvimento na Amazônia, conhecidas como startups, apostam em modelos de inovação sustentáveis com vistas ao mercado global. Essas iniciativas estão sendo preparadas para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro em Belém, no Pará.
A startup comandada pelo empreendedor Maurício Pantoja em Igarapé-Miri é um exemplo de negócio alinhado ao modelo de desenvolvimento sustentável que valoriza a comercialização de produtos extraídos por comunidades tradicionais da própria floresta. Focada em transformar frutas regionais em polpa e pó, a empresa já trabalha diretamente com duas cooperativas e gera oportunidades para 340 famílias em comunidades do seu município e de Abaetetuba.
“Além de conectar a produção dessas pequenas comunidades por meio do comércio justo, também usamos a tecnologia para melhor gerir, prever colheitas, reduzir o desperdício e agregar valor aos produtos”, explica.
O empresário lembra que o açaí foi a primeira fruta transformada em polpa e vendida no mercado brasileiro, mas logo outras frutas foram adicionadas ao portfólio de produtos.

Diretor Superintendente do Sebrae Pará, Rubens Magno -
Sebrae
"Somos da capital mundial do açaí, então começamos com isso e incorporamos outras culturas, como cacau e cupuaçu, para reduzir a monocultura na região e permitir que esses produtores gerem renda o ano todo, não apenas durante a temporada de açaí", diz ele.
Outra empresa em desenvolvimento com foco em treinamento, também atuando de forma sustentável em Belém, é liderada pelo empreendedor Vitor Alves. Por meio de cursos oferecidos em plataformas virtuais, a startup impulsiona pequenos negócios ensinando tecnologias empreendedoras.
"A tecnologia sempre faz a diferença para as pequenas empresas. Hoje, existe inteligência artificial que acelera a resolução de problemas, o faturamento, o controle de estoque e até ajuda a encontrar clientes e realizar análises de mercado", explica.
Ambas foram as vencedoras da 11ª edição do Startup Day, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Belém, no sábado (22), com o objetivo de impactar o ecossistema dessas empresas em desenvolvimento por meio de um dia de workshops, mentorias e networking. Entre mais de 300 iniciativas inscritas, ambas se destacaram nas categorias bioeconomia e tecnologia, respectivamente.
Segundo Rubens Magno, diretor superintendente do Sebrae Pará, o evento representa uma oportunidade para as startups se apresentarem e desenvolverem suas grandes ideias em um ano de preparação para a COP30.
“O que queremos é demonstrar que a Amazônia não é diferente de outros lugares do mundo que respiram inovação”, enfatiza.
Para Pantoja, estar nesse ambiente reflete um esforço de dar visibilidade a empresas que estão fora do circuito comercial das grandes cidades.
Nosso objetivo é atingir o mercado internacional, principalmente por ser um mercado que valoriza o trabalho que preserva a biodiversidade e cuida das pessoas que vivem na floresta. Por isso, eventos como o Startup Day são oportunidades para nós — não só para os do interior, mas para todos os empreendedores do Pará — de nos divulgarmos, mostrar o que fazemos e que é um trabalho sério.).
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br